Home Notícias CORONAVÍRUS EM ANIMAIS : O QUE VOCÊ PRECISA SABER

CORONAVÍRUS EM ANIMAIS : O QUE VOCÊ PRECISA SABER

by admin

 

Olá pessoal, Tudo bem? Como vocês sabem, eu sou mãe de 3 crianças de 4 patas e fiquei muito preocupada com essa questão do corona vírus nos animais, por isso, convidei a Dra. Andrea Pimentel para participar do seguinte post, CORONAVÍRUS EM ANIMAIS : O QUE VOCÊ PRECISA SABERCORONAVÍRUS EM ANIMAIS : O QUE VOCÊ PRECISA SABER

CORONAVÍRUS EM ANIMAIS : O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Antes de tudo, você sabe o que é o CORONA VÍRUS? O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus. Ele causa problemas respiratórios semelhantes à gripe e sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, dificuldade para respirar. Como prevenção, lave as mãos com frequência e evite tocar o rosto e ter contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem.

COMO SE TRANSMISTE COVID-19 EM HUMANOS? A principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse e espirros. Ele também se propaga quando a pessoa toca em uma superfície ou objeto contaminado e depois nos olhos, nariz ou boca. 

COMO SE PROTEGER DO CORONA VÍRUS?
  •  Lavar as mães  frequentemente
  • COTOVELOU -usar para cobrir a tosse
  • Não tocar no rosto
  • Manter a distância segura de outras pessoas
  • Não sair de casa,  se possível

AGORA VAMOS AO BATE-PAPO com a Dra. Andrea Pimentel

Afinal, corona vírus pega em animais?
O corona vírus tem uma diversidade imensa de espécies e hospedeiros, tem o corona vírus bovino, duas espécies de corona vírus canino, corona vírus felino, corona vírus de galinhas, uma diversidade de corona vírus em morcegos, em cavalos, em suinos, camundongos e seres humanos, sendo que a diferença entre eles é grande. Uma característica que o corona vírus tem é que eles tem especificidade, ou seja tendem a serem específicos com seus hospedeiros. Não são comumente zoonoses, com execessão as SARS, MERS e o COVID-19. O morcego eles sim são transmissores desses 3 tipos de corona vírus em humanos, são vírus que vivem de maneira estável nos morcegos não causam doenças neles, mas transmitem esses 3 vírus citados acima altamente virulentos aos humanos.
Por ser um vírus muito novo não podemos afirmar que pega e nem que não pega em cães e gatos. Houve 1 caso na China de um cão ter o vírus, COVID-19, mas não apresentar doença. Mas vale ressaltar que animais são considerados superfícies de contato. Tendo uma pessoa contaminada por esse vírus a orientação é o doente se afastar deles para que não sejam “transmissores” por contato com outra pessoa saudável.
CORONAVÍRUS EM ANIMAIS : O QUE VOCÊ PRECISA SABER

CORONAVÍRUS EM ANIMAIS : O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Dra. Andrea O que posso fazer pra aumentar a imunidade do meu cachorro/ pet nesse momento? tem algum reforço ?
Não há necessidade de suplementação com vitaminas, ou qualquer outro tipo de suplementos para aumentar a imunidade. Basta manter uma alimentação balanceda, no caso uma boa ração, que manterá seu animal saudável.

– os passeios estão liberados?

Normalmente os cães estão mais acostumados com as saidinhas nas ruas. Os gatos de apartamento são domiciliados e não tem acesso à rua. Os cães que não há como abrir mão dos passeios existem sim algumas restrições nesse momento de COVID-19 . Sempre que sair com seu cãozinho, utilizar sapatinhos para evitar o contato com o chão diretamente. Evitar passeios longos apenas para fazer as necessidades. Evitar que pessoas estranhas toquem em seu cãozinho. Ao voltar de casa lavar bem as patas e secar, passar lenço umidecido em todo o corpo dele, no pêlo, assim como higienizamos tudo que trazemos de fora e nós mesmos, não podemos descuidar dessa higienização dos cãezinhos, como disse na primeira questão eles são considerados superfícies de contato, com isso podem trazer o vírus para dentro de casa. A higienização é sempre imprescindível. Não que eles transmitem, mas podem carregar o vírus como trazemos através de uma sacola.

-A vacina Vanguard tem a proteção do corona vírus?

Essa é a questão mais polêmica que está ocorrendo nesses tempos de COVID-19. A vacina dos cães contém sim corona vírus, mas não é o corona vírus que está contaminando os humanos, como disse na primeira pergunta, há várias espécie de corona vírus e com suas espécie-específicos. Esse corona vírus que contém na vacina de cães é o corona vírus entérico que acometem apenas os cães, não sendo assim zoonoses.

CORONAVÍRUS EM ANIMAIS : O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Post excelente e super esclarecedor da Dra. Andrea né!? Fiquei feliz demais em poder trazer esse conteúdo de primeira aqui pra vocês, espero que tenham gostado.

ACOMPANHE MAIS SOBRE O TRABALHO DA DRA. ANDREA PIMENTEL :

SITE: www.vidadeveterinaria.com.br
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCynIjYDJcKO2EMo4HxIQNlA
INSTAGRAM : https://www.instagram.com/andreamedvet

CORONAVÍRUS EM ANIMAIS : O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Quer saber mais sobre como cuidar do seu filhote? Garante seu E-BOOK AQUI 

Quer saber mais sobre como cuidar do seu pet VIDA ADULTA? Garanta seu E-BOOK AQUI

Espero que tenham gostado da postagem, aqui no blog falamos de diversos assuntos em alta, fique a vontade para navegar e ler mais matérias.

Quer ver dicas de viagens? Você encontra postagens de viagens Clicando :AQUI   

Quer dicas de maquiagem? Encontre postagens de Maquiagem clicando:  AQUI

QUER FALAR COMIGO? ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS : 💕

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE PARA ACOMPANHAR TODOS OS VÍDEOS E NOVIDADES ( LÁ VOCÊ ENCONTRA RESENHAS, VIAGENS, TUTORIAIS, DICAS E  MAIS )  YOUTUBE.COM/ANDRESSACHABAN  * Para conhecer o YOUTUBE CLIQUE: AQUI  

Conheça meu Instagram: INSTAGRAM.COM/ANDRESSACHABAN OU CLIQUE  AQUI

Meu Instagram de VIAGEM : INSTAGRAM.COM/CHABANVIAJA CLIQUE AQUI

Meu Facebook : FACEBOOK.COM/ANDRESSACHABAN OU CLIQUE AQUI

Espero que tenham gostado da matéria. Beijos! Até o próximo post aqui do blog.

Deixe uma resposta